segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ESPORTE CLUBE PELOTAS - PELOTAS - RS

O Esporte Clube Pelotas foi fundado em 11 de outubro de 1908 na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul. Conhecido como Lobão, em referência ao seu mascote oficial, o clube possui uma das maiores torcidas do interior gaúcho. Possui 2 títulos de campeão gaúcho da primeira divisão: 1911 e 1930 e 6 vice-campeonatos: 1932, 1939, 1945, 1951 (invicto), 1956 e 1960. O Esporte Clube Pelotas começou a surgir na noite de 13 de setembro de 1908, quando, numa reunião na casa do Dr. Joaquim Luiz Osório, na Rua 15 de Novembro, 471, foi acertada a fusão de dois clubes: Club Sportivo Internacional e Foot-ball Club. Participaram da reunião os senhores: Joaquim Luiz Osório, Leopoldo de Souza Soares, Francisco Rheingantz e João Frederico Nebel.
Os dois primeiros eram presidentes do Internacional e do Foot-ball Club, respectivamente. O objetivo era fundar, na época, uma associação desportiva que estivesse à altura do progresso que Pelotas vinha experimentando. Caso a fusão fosse concretizada, o novo clube, em homenagem à cidade, levaria o seu nome e as suas cores seriam o azul e o amarelo. As negociações foram crescendo e, no dia 11 de outubro de 1908, nos salões do Club Caixeral, os sócios dos dois clubes aceitaram a proposta e criaram o SPORT CLUB PELOTAS.
O primeiro grande triunfo futebolístico do E. C. Pelotas ocorreu no dia 24 de outubro de 1909 quando, jogando em seu estádio (A Boca do Lobo), derrotou o Sport Club Rio Grande (clube de futebol mais antigo do país), que desde a sua fundação nunca havia perdido uma partida.
Seguiram-se ainda outros feitos memoráveis dentro do futebol:
- organização do primeiro torneio intermunicipal de futebol do RS em 1910;
- jogo contra o "scratch" uruguaio em 1911 (primeira partida disputada pela seleção uruguaia no país);
- disputa de inúmeras partidas contra clubes e seleções argentinas, gaúchas, cariocas e paulistas;
- realização, em 1918, do Congresso Rio Grandense de Futebol, que resultou na criação da Federação Gaúcha de Futebol, por iniciativa do E. C. Pelotas; além de outras realizações.
Pelo seu pioneirismo e tradição em competições, o E. C. Pelotas sempre foi e sempre será considerado um dos principais clubes esportivos do estado, colecionando ao longo de sua história inúmeros títulos, não só no futebol mas também em outros esportes: futsal, tênis, basquete, hóquei, remo, natação e atletismo, entre outros.
No dia dia 11 de outubro de 1944, dia do 36° aniversário do Esporte Clube Pelotas, o Clube assumiu uma dívida de impostos e recebeu da família Osório a área onde hoje se encontra seu estádio: um grande terreno em ponto central e comercialmente estratégico, com nada menos de 58 unidades comerciais alugadas: a Churrascaria Lobão, a Galeteria Lobão, 2 postos de gasolina (um Petrobrás e outro Ipiranga - em fase de construção), outras 23 unidades comerciais construídas ao redor do estádio e 33 lojas e salas do Shopping Lobão. O estádio da Boca do Lobo após a conclusão da arquibancada da rua Dr. Amarante passou a ter a capacidade de acomodar 25000 pessoas. Em seu setor social, o Esporte Clube Pelotas possui o Parque Esportivo Recreativo Lobão, sede campestre do clube, localizada a poucos minutos do centro da cidade.O Parque Lobão, também utilizado como Centro de Treinamento da equipe, é composto por parque aquático com 4 piscinas, galpão crioulo, salão de jogos, lancheria, playground, diversas churrasqueiras, quadras de vôlei, campos de futebol de sete e de onze, somando uma área total de 50.000 metros quadrados. Atualmente, o parque conta com cerca de 5.500 sócios. Em 2001, foi campeão da fase seletiva do Gauchão, e terceiro lugar na classificação final do campeonato, à frente da SER Caxias e do Internacional.
Em vista disso, participou do Supercampeonato Gaúcho em 2002, da Copa Sul-Minas em 2002 (sendo clube fundador da Liga Sul-Minas), da Copa do Brasil de 2003 e da Série C do Campeonato Brasileiro em 2003.
Em sua história contemporânea, o Pelotas conquistou a segunda divisão gaúcha em 1983 e um título citadino em 1996. Em 2008, no ano de seu centenário, o Pelotas sagrou-se campeão da Copa FGF (cujo nome oficial é Copa Lupi Martins) sobre o Cerâmica de Gravataí, obtendo a vaga para a Recopa Sul-Brasileira de 2008 e para a primeira edição do Campeonato Brasileiro da Série D. Atualmente disputa a 1ª divisão gaúcha.

Um comentário:

  1. vc falar do pelotas é meio suspeito,rs!

    mas parabens por esta nova serie de topico.Sempre que puder ajudar,me avise.

    http://escudosumapaixao.blogspot.com

    ResponderExcluir