sexta-feira, 11 de maio de 2012

INDY CAR SERIES 2012

A IZOD IndyCar Series é a principal categoria da IndyCar. A categoria foi fundada por Tony George, proprietário do Indianapolis Motor Speedway, começando em 1996 após a separação da CART. Na época George alegava que estava criando a nova categoria, e levando a principal prova, as 500 Milhas de Indianápolis, para preservar a tradição norte-americana das prova em circuitos ovais. Em 2008, a IRL e a Champ Car acabaram sendo reunificadas devido a sérios problemas financeiros da Champ Car. A Fórmula Indy - como é chamada no Brasil - é uma categoria que guarda grandes similaridades com a Fórmula 1, principalmente no que tange à silhueta dos carros. Do início até meados da década de 1990, a categoria teve a presença de inúmeros ícones do automobilismo mundial, como Michael Andretti, Emerson Fittipaldi - vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 1989 e 1993 -, Nigel Mansell, Nelson Piquet, dentre outros. Um dado interessante daquela época: depois do término da temporada de 1992 da Fórmula 1, Ayrton Senna fez alguns testes na categoria americana por intermediação do compatriota Emerson Fittipaldi, mais precisamente na equipe Penske, cujo principal patrocinador - Marlboro - também era o principal patrocinador da equipe McLaren F1. Devido a problemas judiciais com a CART, o nome "IndyCar Series" só passou a ser utilizado pela categoria na temporada de 2003. Em 1996 a categoria era conhecida apenas por USAC's Indy Racing League, sem gênero designação. Em 1998 com seu primeiro patrocinador no título, a categoria passou a se chamar Pep Boys Indy Racing League. Com o contrato não renovado após o segundo ano, a categoria fechou um contrato de cinco anos com a Northern Light, passando a se chamar Indy Racing Northern Light Series. Mas com apenas dois anos, o acordo de patrocínio terminou quando Northern Light, reavaliando seu plano de atividades, terminou com todos os patrocínios. Depois disso, a categoria passou a se chamar Firestone Indy Racing League em 2002. Em 2003 a categoria passou a utilizar o nome IndyCar Series. No dia 5 de novembro de 2009 a IZOD anunciou que colocará o o patrocínio no título da categoria. Em Janeiro de 2010, Tony George renunciou ao cargo de chefe do Indianapolis Motor Speedway (está sendo comandada atualmente pelo grupo Hulman & Co.) e também ao cargo de chefe da Indy Racing League, atualmente comandada por Randy Bernard, vindo do Professional Bull Riders. Já no primeiro ano de gestão, Randy Bernard deu um excelente "upgrade" na categoria, atraindo vários patrocínios para a categoria e lançando também o desafio para a nova geração de carros turbo para 2012. Em 11 de Janeiro de 2011, a Indy Racing League (corpo de sanção da Fórmula Indy) foi rebatizada como IndyCar. A IndyCar informou que deixará de utilizar os atuais chassis Dallara (que são utilizados desde a temporada 2003) e que a partir de 2012 serão utilizados motores turbo ao invés dos atuais motores aspirados. As construtoras Lola, Dallara, Swift, Delta Wing e BAT Engineering apresentaram seus modelos; é possível que a categoria deixe de ser monomarca e permita a competição entre várias construtoras. A IndyCar anunciou a Dallara como a construtora do novo chassi em 14 de Julho de 2010 no Indianapolis Motor Speedway. A Dallara construirá a "base" do carro permitindo que as equipes ou outros fabricantes construam seus próprios kits aerodinâmicos. Uma destas construtoras será a Lotus Cars, tradicional fabricante inglesa que teve um histórico vitorioso na Fórmula 1 (entre 1958 à 1994) e patrocina a equipe KV Racing. A Dallara informou também que terá uma nova sede no estado de Indiana e cuja fábrica gerará aproximadamente 80 empregos. Em 18 de Novembro, a Lotus Cars anunciou que irá fornecer motores a partir de 2012 e o chefe do grupo Lotus Cars Dany Bahar, disse que a Lotus tem a intenção de construir seu próprio chassi a partir de 2012. A partir desta temporada, a IndyCar terá 3 fornecedores de motores para a nova era de carros turbo. Desde a temporada 2006 a IRL utilizava apenas motores Honda. Chevrolet, Dallara e Lotus estão confirmados também como construtores para os kits aerodinâmicos dos novos carros. Os novos motores serão turbo com capacidade de 2.2 litros, 6 cilindros produzindo entre 550 e 700 CV (cavalos-vapor) e serão alimentados pelo combustível flexível E85 (85 por cento de etanol).

Confira os pilotos e equipes para a Temporada 2012:



AJ FOYT RACING ENTERPRISES







MIKE CONWAY - INGLATERRA - # 14












ANDRETTI AUTOSPORT












BIA FIGUEIREDO - BRASIL - # 25












JAMES HINCHCLIFFE - CANADÁ - # 27












MARCO ANDRETTI - ESTADOS UNIDOS - # 26











RYAN HUNTER-REAY - ESTADOS UNIDOS - # 28












TEAM BARRACUDA / BRYAN HERTA AUTOSPORT










ALEX TAGLIANI - CANADÁ - # 98








DALE COYNE RACING








JAMES JAKES - INGLATERRA - # 19












JUSTIN WILSON - INGLATERRA - # 18









DRAGON RACING








KATHERINE LEGGE - INGLATERRA - # 6











SEBASTIEN BOURDAIS - FRANÇA - # 7










ED CAPENTER RACING









ED CARPENTER - ESTADOS UNIDOS - # 20









LOTUS HVM RACING









SIMONA DE SILVESTRO - SUIÇA - # 78







KV RACING THECNOLOGY






TONY KANAAN - BRASIL - # 11













ERNESTO VISO - COLÔMBIA - # 5













RUBENS BARRICHELLO - BRASIL - # 8










NOVO NORDISK CHIP GANASSI RACING










CHARLIE KIMBAL - ESTADOS UNIDOS - # 83










PANTER DREYER & REINBOLD








JR HILDEBRAND - ESTADOS UNIDOS - # 4













ORIOL SERVIA - ESPANHA - # 22











TEAM PENSKE











HÉLIO CASTRO NEVES - BRASIL - # 3











RYAN BRISCOE - AUSTRÁLIA - # 2










WILL POWER - AUSTRÁLIA - # 12












RAHAL LETERMAN LANIGAN RACING










TAKUMA SATO - JAPÃO - # 15









SAM SCHMIDT MOTORSPORTS










SIMON PAGENAUD - FRANÇA - # 77










SARAH FISHER HARTMAN RACING










JOSEF NEWGARDEN - ESTADOS UNIDOS - # 67










SERVICE CENTRAL CHIP GANASSI RACING











GRAHAM RAHAL - ESTADOS UNIDOS - # 38











TARGET CHIP GANASSI RACING











SCOTT DIXON - NOVA ZELÂNDIA - # 9












DARIO FRANCHITTI - ESCÓCIA - # 10

FONTE: ARQUIVO PESSOAL E SITE DA INDYCAR SERIES

Nenhum comentário:

Postar um comentário