O Campeonato Catarinense 2013 será disputado em quatro fases (Turno, Returno, Semifinais e Finais). No primeiro turno, os dez clubes participantes se enfrentam em jogos de ida. A equipe que obtiver a melhor classificação desta fase será declarada campeã do turno e estará classificada para as semifinais.No returno, os dez clubes participantes se enfrentam em jogos de volta, com inversão do mando de campo da tabela da 1ª fase. A equipe que obtiver a melhor classificação desta fase será declarada campeã do returno e estará classificada para as semifinais. Em caso igualdade de pontos na fase classificatória, os critérios de desempate são, nesta ordem:
a) Número de vitórias;
b) saldo de gols;
c) número de gols a favor;
d) confronto direto (em caso de empate entre dois clubes);
e) menor número de cartões vermelhos;
f) menor número de cartões amarelos;
e) sorteio.
As semifinais serão disputadas pelas equipes que se sagrarem campeãs do primeiro e segundo turno mais as duas associações que, excluindo as campeãs, obtiverem os melhores índices técnicos na competição somando-se as duas primeiras fases. O agrupamento será conforme mostrado abaixo com as semifinais ocorrendo em jogos de Ida e Volta. Classificam-se para a Final os vencedores de cada confronto:
Grupo “A”: Campeã da 1ª Fase - TURNO X 1ª (primeira) melhor do índice técnico;
Grupo “B”: Campeã da 2ª Fase - RETURNO X 2ª (segunda) melhor do índice técnico.
Caso uma mesma equipe seja campeã do turno e returno, classifica-se para as semifinais uma terceira associação que obtiver o melhor índice técnico, somando-se os pontos no turno e returno. Serão mandantes dos jogos de volta (segunda partida) as associações que forem consideradas campeã das 1ª e 2ªs Fases (turno e returno). Caso uma mesma associação vier a ser considerada campeã das 1ª e 2ªs Fases (turno e returno), esta associação será a mandante do jogo de volta (segunda partida) no grupo “A, sendo que, no grupo “B”, será mandante do jogo de volta a associação que obtiver o primeiro melhor índice técnico na soma das 1ª e 2ªs Fases. Caso após a partida de volta as equipes terminarem empatadas em número de pontos e saldo de gols, classificará para a final a associação mandante do jogo de volta. A decisão do Campeonato Catarinense será disputada em mata-mata em jogos de ida e volta. A equipe que somar melhor campanha ao longo das duas primeiras fases de classificação (turno e returno) joga com a vantagem de decidir em casa. Caso as duas equipes terminem empatadas em número de pontos e saldo de gols esta fase, o campeão será decidido na disputa de pênaltis. As duas equipes que somarem menos pontos somando-se as duas primeiras fases (turno e returno), serão rebaixadas para a Divisão Especial de 2014.
Conheça as equipes que participarão da competição:
GRÊMIO ESPORTIVO JUVENTUS - JARAGUÁ DO SUL
CLUBE ATLÉTICO METROPOLITANO - BLUMENAU
CRICIÚMA ESPORTE CLUBE - CRICIÚMA
CAMBORIÚ FUTEBOL CLUBE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
JOINVILLE ESPORTE CLUBE - JOINVILLE
CLUBE ATLÉTICO HERMANN AICHINGER - IBIRAMA
AVAÍ FUTEBOL CLUBE - FLORIANÓPOLIS
SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA CULTURAL GUARANI - PALHOÇA
ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL - CHAPECÓ
FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE - FLORIANÓPOLIS
FONTE: ARQUIVO PESSOAL, SITE UOL ESPORTE E SITE DA FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário