Bayern de Munique x Juventus é o grande clássico das quartas de final da Champions League 2012/2013, que teve seus duelos sorteados nesta sexta-feira em Nyon, na Suíça, na sede da Uefa. Em outro duelo pesado, o Paris Saint-Germain joga sua sorte contra o Barcelona, no reencontro de Ibrahimovic com o time catalão - mas apenas no jogo de volta, pois o sueco cumprirá suspensão na ida. O Real Madrid foi quem teve mais sorte no sorteio e vai enfrentar o Galatasaray. Pela primeira vez participando da Champions, o Málaga terá pela frente o Borussia Dortmund, atual bicampeão alemão e vencedor do torneio em 1997. Bayern, PSG, Real e Málaga farão o duelo de ida em casa e vão decidir como visitantes. Os confrontos das quartas de final vão acontecer nos dias 2, 3 (ida), 9 e 10 (volta) de abril. Nesta sexta houve apenas o sorteio para esta fase; o chaveamento para a semifinal será feito também por meio de sorteio, no dia 12 de abril. Com três representantes pela primeira vez desde 2003, a Espanha é quem tem mais clubes nesta fase. Já a Alemanha tem dois times entre os oito melhores da Europa após 11 anos, enquanto a Inglaterra decepcionou e ficou sem equipes nas quartas, algo que não acontecia desde 1996. O Galatasaray é também o primeiro clube turco nesta fase após cinco anos.
### Bayern de Munique x Juventus ###
02.04.2013 - 15h45 - Bayern Munique 2 x 0 Juventus Turim - ESPN, ESPN+ e Sports+
10.04.2013 - Juventus Turim 0 x 2 BAYERN MUNIQUE - ESPN, ESPN+ e Sports+
Apesar das histórias gloriosas na Liga dos Campeões, Juventus e Bayern Munique se encontrarão pela primeira vez em fases eliminatórias. Em compensação, as três participações anteriores dos bianconeri no torneio continental tiveram os bávaros como adversários do grupo. E a vantagem no confronto direto é dos italianos, mesmo sem ter registrado grandes campanhas desde então. Em 2004/05, foram duas vitórias da Juve, ambas por 1 a 0, com gols de Nedved e Del Piero. As duas equipes avançaram, mas a liderança foi dos italianos, parados nas quartas pelo Liverpool. No ano seguinte, a Juventus ficou à frente mais uma vez, mas com uma vitória por 2 a 1 para cada lado. E, em 2008/09, o Bayern teve o gosto de determinar o fracasso dos bianconeri, relegados à Liga Europa. Depois do empate por 0 a 0 em Munique, o jogo de vida ou morte em Turim terminou com goleada por 4 a 1 dos bávaros, com direito a gol de Hans-Jörg Butt. Os alemães chegariam à final, mas curiosamente a liderança da chave foi do Bordeaux.
### Borussia Dortmund x Málaga ###
03.04.2013 - 15h45 - Málaga 0 x 0 Borússia Dortmund - ESPN, ESPN+ e Sports+
09.04.2013 - BORÚSSIA DORTMUND 3 x 2 Málaga - ESPN, ESPN+ e Sports+
Confronto inédito entre as duas equipes.
### Barcelona x Paris Saint-Germain ###
02.04.2013 - 15h45 - Paris Saint Germain 2 x 2 Barcelona - ESPN Brasil, Band e Globo
10.04.2013 - BARCELONA 1 x 1 Paris Saint Germain - ESPN Brasil, Globo e Band
São apenas três partidas entre catalães e parisienses, mas com pesos imensos. Em 1994/95, a maior campanha do PSG na história da Liga dos Campeões deixou o Barcelona pelo caminho, justamente nas quartas de final. Vivendo o desmanche do Dream Team de Johan Cruyff, os blaugranes eram estrelados por Guardiola, Hagi, Koeman e Stoichkov. Não foi o suficiente para os franceses, liderados por Raí e Weah. Depois do empate no Camp Nou, veio a virada no Parc des Princes, com gol do brasileiro. A campanha só acabaria na semifinal, contra o Milan. O troco do Barcelona veio duas temporadas depois e valeu taça. A equipe estava em reconstrução e chegou à final da Recopa Europeia, da qual o PSG era o atual campeão e lutava pelo bicampeonato. Treinado por Bobby Robson, o Barça tinha vários novatos, como Figo, Luis Enrique e De La Peña. E Ronaldo. Pesou o talento do garoto brasileiro, em sua única conquista internacional pelo clube. De pênalti, o atacante fez o gol da vitória na decisão em Roterdã.
### Real Madrid x Galatasaray ###
03.04.2013 - 15h45 - Real Madrid 3 x 0 Galatasaray - Esporte Interativo e ESPN Brasil
09.04.2013 - Galatasaray 3 x 2 REAL MADRID - Esporte Interativo e ESPN Brasil
Uma enorme coincidência para o Galatasaray, já que o Real Madrid esteve duas vezes pelo caminho durante a grande fase vivida na virada do século. Depois de desbancar o Arsenal e faturar a Copa da Uefa, os Aslanlar decidiram a Supercopa Europeia de 2000 contra os merengues – que haviam batido o Valencia para ganhar a Liga dos Campeões. O torneio não tinha peso tão grande, é verdade, mas foi bastante comemorado pelos turcos. O time estrelado por Hagi, Popescu e Taffarel teve Jardel como herói. O atacante balançou as redes duas vezes na vitória por 2 a 1, uma delas o gol de ouro, que selou o triunfo. A vingança do Real Madrid viria meses depois, nas quartas de final da Liga dos Campeões 2000/01. Os comandados de Vicente Del Bosque cumpriram bem a vingança, encerrando a última grande campanha do Galatasaray no cenário continental. Em Istambul, os blancos abriram dois gols de vantagem, mas os anfitriões buscaram a virada com tentos de Davala, Sas e Jardel. No Santiago Bernabéu, entretanto, prevaleceu a força dos espanhóis, em contundente vitória por 3 a 0 que contou com dois gols de Raúl. O sonho do bicampeonato acabaria na fase seguinte, quando o Bayern parou os madridistas.
FONTE: ARQUIVO PESSOAL E SITE ESPN.COM.BR
Olá Homero, gostei do seu blog e já inclui entre os que recomendo. Gostaria que visitasse o meu e o incluisse na sua lista. O endereço é www.sandescudos.com.br
ResponderExcluir