A Liga Mundial foi criada em 1990 como parte de um intenso programa de marketing que se tornaria marca registrada da atuação da FIVB no final do século XX. A idéia consistia em promover o voleibol em escala mundial através do estabelecimento de torneios anuais que despertassem o interesse do público em todos os continentes.
Até o início da década de 1990, as competições internacionais envolvendo times de alto nível (Jogos Olímpicos e Campeonato Mundial) tinham lugar apenas em ciclos de quatro anos, e eram usualmente confinadas a apenas uma cidade ou país-sede. A Liga Mundial, ao contrário, foi projetada para ocorrer anualmente, com um sistema rotativo de cidades-sede que permitia a cada equipe ser mandante de um certo número de partidas durante a fase preliminar. Restrições adicionais para participação, tais como a obrigatoriedade de transmitir os jogos pela televisão, garantiam ainda intensa cobertura da mídia.
A estratégia da FIVB acabou provando-se visionária: na virada do século, a Liga Mundial já estava plenamente consolidade como uma importante competição internacional de voleibol. Aos olhos da federações nacionais, a falta de tradição do torneio era compensada pelas generosas recompensas em dinheiro que eram oferecidas aos participantes: entre 1990 e 2004, o total gasto com premiações pulou de um para treze milhões de dólares.
Inspirada pelo sucesso da Liga Mundial, a FIVB introduziu em 1993 um projeto análogo para o voleibol feminino, o Grand Prix. No inicio, esta medida obteve enorme sucesso no leste da Ásia, onde esta modalidade esportiva tornou-se muito popular e posteriormente ela se consolidou nos outros continentes.
## Grupo A ##
Brasil / Irã
Itália / Polônia
## GRUPO B ##
Bulgária / Estados Unidos
Rússia / Sérvia
## GRUPO C ##
Bélgica / Canadá
Austrália / Finlândia
## GRUPO D ##
Alemanha / Argentina
França / Japão
##GRUPO E ##
Coréia do Sul /Portugal
República Checa / Holanda
##GRUPO F ##
Tunísia / Turquia
México / Cuba
## GRUPO G ##
Eslováquia / Espanha
Porto Rico / China
FONTE: ARQUIVO PESSOAL E SITE DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE VÔLEIBOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário