São muitos os clubes que celebram os personagens que batalharam pela independência dos países latinos. Alguns chegaram a disputar a Libertadores em anos anteriores, como Bolívar, O’Higgins, Morelia e Olmedo. Outros tantos, estão longe do protagonismo, fadados ao semiprofissionalismo, mas não deixam de fazer a contribuição para a história. Curiosamente, no Brasil, o único a receber a honraria é José Bonifácio, na 4ª divisão do Paulistão. O E.C. Dom Pedro Bandeirante, do Distrito Federal, na verdade faz referência a Dom Pedro II.
Club Sportivo Independiente Rivadavia (Argentina)
Bernardino Rivadavia: Nome influente durante o processo de independência da Argentina, ajudou na organização institucional do novo país e foi eleito o seu primeiro presidente. Entretanto, os termos da primeira constituição argentina acabaram por abreviar o seu governo, com o político se mudando para a Espanha, onde faleceu.
Clube: Fundado em Mendoza, surgiu em 1913 como Club Atlético Independiente, fundindo-se seis anos depois com o Club Sportivo Rivadavia. Durante a maior parte de sua existência disputou torneios regionais, com aparições esporádicas nas competições nacionais até a década de 1980. Entretanto, nos anos 1990 se firmou na terceira divisão argentina, e tem figurado constantemente na segundona desde 2007/08. Entre os seus jogadores mais famosos está Héctor Cúper.
FONTE: SITE TRIVELA E SITE ESCUDOS WEB
Nenhum comentário:
Postar um comentário