São muitos os clubes que celebram os personagens que batalharam pela independência dos países latinos. Alguns chegaram a disputar a Libertadores em anos anteriores, como Bolívar, O’Higgins, Morelia e Olmedo. Outros tantos, estão longe do protagonismo, fadados ao semiprofissionalismo, mas não deixam de fazer a contribuição para a história. Curiosamente, no Brasil, o único a receber a honraria é José Bonifácio, na 4ª divisão do Paulistão. O E.C. Dom Pedro Bandeirante, do Distrito Federal, na verdade faz referência a Dom Pedro II.
Club Mariscal Castilla (Peru)
Ramón Castilla: O mariscal participou dos exércitos realistas no início de sua carreira militar, mas resolveu se juntar à luta pela independência pouco tempo depois. Também foi presidente do Peru por quatro mandatos, considerado progressista e inovador – entre suas ações, libertou os escravos, encerrou o tributo indígena e reformou a educação.
Clube: O maior momento da equipe da capital peruana aconteceu durante os anos 1950. Os verdolagas conquistaram em anos seguidos um torneio regional de Lima e a segunda divisão, que lhe deram o direito de disputar a elite do Campeonato Peruano entre 1958 e 1960. Desapareceu na década seguinte e, recentemente, foi refundado para disputar ligas distritais.
## escudo não localizado ##
Nenhum comentário:
Postar um comentário