O Sport Club Bagé foi o clube que inaugurou o futebol em Bagé no estado do Rio Grande do Sul, fundado em 15 de novembro de 1906.
Três diretores do Sport Club Rio Grande foram a Bagé e entraram em contato com Gedeão Ratto, comerciante e importador bageense, que mantinha relações comerciais com comerciantes de Rio Grande. Desta reunião resultou acerto para um amistoso, mas a equipe bageense não possuía um campo para a prática do novo esporte. Os organizadores do amistoso foram encontrar o presidente da Associação Rural de Bagé (Sr. Emílio Guilayn), e obtiveram a autorização para a realização da partida no parque de exposições da associação.
A primeira partida foi realizada na Associação Rural de Bagé, onde o gramado foi improvisado. A dimensão do campo foi demarcada com pá e colocadas as goleiras, apenas os postes, sem travessão. A arbitragem foi composta por três juízes e dois bandeirinhas.
O Sport Club Bagé manteve-se ativo até 1914, quando alguns de seus fundadores abandonaram o esporte e outros foram jogar no Guarany. Entretanto, com a fundação do Grêmio Esportivo Bagé, em 1920, os fundadores do Sport Club Bagé migraram para o novo clube amarelo e preto da cidade.
FONTE: ARQUIVO PESSOAL E SITE HISTÓRIA DO FUTEBOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário