O Canoas Futebol Clube, equipe da cidade de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul, fundado 4 de abril de 1957, participava apenas de campeonatos amadores e regionais durante os primeiros 26 anos. Em 1984 participou pela 1ª vez da Segundona Gaúcha, fazendo uma campanha razoável no seu grupo, terminando em 5º em um grupo de sete participantes e que quatro classificavam.
Ficou com a mesma pontuação do Avenida, mas perdia no número de vitórias. No dia de sua estréia na competição (05/05/1984), conseguiu a proeza de golear o Avenida fora de casa por 4 X 2. Licenciou-se da Federação Gaúcha de Futebol no ano seguinte.
De 1984 a 1997 o clube permaneceu inativo, até que em 1998, com algumas parcerias, voltou a praticar o futebol profissional, e nesse ano fez uma boa campanha na Segundona, terminando em segundo lugar no seu grupo.
Na segunda fase deixou escapar a classificação para o octogonal final no último jogo, contra o Bagé, ficando a um ponto de se classificar. A maior goleada do Canoas na competição foi em 30 de agosto de 1998, quando ganhou de 4 X 0 do Pinheiros, de Taquari.
No ano seguinte, o clube teve que participar da Terceira Divisão, e nesse campeonato fez sua melhor campanha em competições estaduais oficiais, terminando na vice-colocação geral.
Na primeira fase o clube terminou em primeiro lugar do seu grupo vencendo cinco jogos, empatando um e perdendo dois. Na segunda fase também ficou em primeiro lugar no seu grupo, vencendo três jogos, empatando um e perdendo dois.
Chegou a golear o Ipiranga por 4 X 0 em casa. E no octogonal final, terminou em segundo lugar e por um ponto não foi o campeão da competição que teve o Guarany de Bagé, como campeão, vencendo oito jogos, empatando cinco e perdendo um.
Já em 2000, de volta à Série B, o clube fez uma fraca campanha e terminou em último lugar no seu grupo, onde havia oito participantes. Teve que participar da “Repescagem” para não cair de divisão e escapou de cair até com uma certa tranquilidade, já que o Rio Grande ficou com apenas um ponto contra os 10 do Canoas. Em 2001 permaneceu na Segundona, fez mais uma vez fraca campanha e terminou em sétimo dos oito clubes que participavam do grupo.
Chegou a levar uma goleada em casa para o time do Lajeadense por 5 X 0.
Na Segundona de 2002 havia uma novidade para os canoenses. Outro clube da cidade iria participar da competição, era a recém formada Ulbra que tinha montado naquele ano seu primeiro time de futebol de campo. E o Canoas mais uma vez fez uma fraca campanha e terminou em último do seu grupo.
A equipe iria jogar a “Repescagem” para não cair, e curiosamente o primeiro jogo era o primeiro clássico entre clubes profissionais da cidade, que seria realizado no domingo entre Ulbra e Canoas, mas mesmo assim foi cancelado. O presidente do Canoas Futebol Clube, Nelson Wtodarski anunciou a saída do time da “Repescagem” da Série B do “Gauchão”.
FONTE: ARQUIVO PESSOAL E BLOG TIMES DO RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário