quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

NOVIDADES NO MUNDO LITERÁRIO ESPORTIVO

O grande amigo e jornalista J.Éder lançou 2 obras de grande interesse ao público esportivo pelotense e quem sabe a todos aqueles que gostam do futebol. O 1º lançamento foi o livro "BRAPEL - A RIVALIDADE NO SUL DO RIO GRANDE".
Uma das maiores rivalidades do futebol gaúcho volta a ser tema de um livro neste final de 2010. “BRAPEL – A rivalidade no sul do Rio Grande” foi lançado no dia 30 de outubro (sábado) na Feira do Livro de Pelotas, na Praça Coronel Pedro Osório.
A obra, de autoria do jornalista e radialista J. Éder, foi produzida a partir das fichas técnicas dos 347 clássicos e recheada de histórias dos confrontos entre Grêmio Esportivo Brasil e Esporte Clube Pelotas. Como define o autor, “uma grande reportagem, que utilizou como fonte antigos jornais, livros e revistas arquivados na Biblioteca Pública Pelotense, além de consultas a testemunhas e personagens de Brapeis de diferentes épocas.” O primeiro Bra-Pel transmitido por rádio, o clássico em dia de final de Copa do Mundo, goleadas, viradas espetaculares, surpresas, emoções e curiosidades. “BRAPEL – A rivalidade no sul do Rio Grande” consome mais de duzentas páginas com dezenas de histórias como estas, amplamente ilustradas com fotos ao longo do texto. Cada capítulo conta as histórias dos clássicos de cada década, em relato que começa antes mesmo da fundação dos clubes. Na parte final da obra, mais de sessenta páginas com as fichas técnicas de todos os Brapeis disputados até outubro de 2006, data do último confronto.
Estive no momento do lançamento da obra do J.Éder para abraçá-lo e parabenizá-lo pela excelente iniciativa de manter viva a chama do maior clássico do futebol gaúcho e que para os amantes do futebol está fazendo muita falta pois não temos há 4 anos um clássico para assistir, pois os clubes alternam-se entre a 1ª e 2ª divisões sempre estando ambos em disputas diferentes.

O 2º lançamento é o "ANUÁRIO DO FUTEBOL PELOTENSE" que começou a circular em Pelotas dia 13 de dezembro em sua edição 2010 . Trata-se de uma revista em formato livro, com 60 páginas, trazendo tudo o que ocorreu no futebol da cidade na temporada. Reportagens sobre as campanhas do Pelotas no Gauchão, Copa FGF e Série D; do Brasil na Série C e Segundona; do Farroupilha na Segundona; e da UCPel no Estadual de Futsal. A publicação também traz a eleição da Seleção do Ano, com os votos de 30 cronistas esportivos.Tudo isso amplamente ilustrado com mais de 100 fotos e com todas as fichas técnicas dos jogos da temporada, incluindo amistosos. Uma obra para guardar e consultar toda a vez que surgir uma dúvida a respeito dos jogos de 2010.

Um comentário:

  1. Vou ver se compro o livro, já que ano que vem devo fazer o TCC. O tema que escolhi é "Rivalidades entre clubes de futebol", focando nos clássicos aqui na região (Jundiaí/ Campinas), pelo Brasil e no mundo.

    ResponderExcluir