quinta-feira, 2 de junho de 2011

O ASTRO - NOVA SÉRIE DA GLOBO !!!

Segundo matéria do jornal Zero Hora na sua edição de domingo dia 29 de maio a Rede Globo pretende lançar uma refilmagem da novela O Astro que teve Francisco Cuoco como um dos seus protagonistas principais e será apresentada em formato de macrossérie de 60 capítulos e estréia prevista para 12 de julho. Mas o que tem o blog a ver com tv? Simplesmente nada. Mas ao ouvir minha mãe comentar sobre a novela acabei lembrando de duas edições especiais da revista Placar: 500 Maiores Times do Brasil (Maio de 1997) e 500 Times do Brasil (Outubro de 2003) e ai está o que me levou a fazer esta relação.
Foi fundado um clube na Bahia com o nome de Associação Desportiva Comunitária Astro com sede em Feira de Santana e que segundo apurei recebeu o nome em virtude do sucesso que a novela obteve na época. Segue abaixo um pouco da história do Clube. Fundada em 15 de agosto de 1978, no bairro dos Eucaliptos, parte sul da cidade de Feira de Santana, o Astro surgiu inspirado na novela "O Astro" exibida pela Rede Globo. O desportista Ermínio dos Reis Porto, conhecido no bairro por promover eventos esportivos, reuniu um grupo de amigos, dentre eles o professor Antônio Lopes Ribeiro, Antônio Jesus Coelho, Danilo Orgi, João Batista, José Rodrigues ( Zelão ) e Elias Lopes Ribeiro, fundando a agremiação que, a partir daquela data, passou a representar a comunidade, substituindo ao Real Feirense.
Em 1982, levando em conta a trajetória vitoriosa do clube, o advogado e radialista Dilson Barbosa então presidente da Liga Feirense de Desportos (LFD), convidou o ASTRO para participar do I Campeonato de Convidados, que correspondia à Segunda Divisão do futebol feirense. O tricolor foi além das expectativas, sagrando-se campeão nos dois anos que a LFD promoveu o evento.
O ASTRO filiou-se à LFD no ano seguinte. Sempre acreditei que chegaríamos onde estamos hoje. Ficamos sempre entre os quatro melhores classificados no certame profissional da Segunda Divisão, promovido pela FBF, à qual nos filiamos em 22 de maio de 1996" observa Ermínio Porto, lembrando que o tricolor dos Eucaliptos foi o campeão moral da Taça Estado da Bahia, realizada no ano de 1995 pela Federação Bahiana, devido à excelente campanha realizada, mesmo não chegando a ser finalista. O Astro foi campeão de Feira de Santana nos anos de 1985, 1986, 1992 e 1995 e, também, campeão feirense de 1993 e 1998.
A Associação Desportiva Comunitária Astro é o que podemos chamar de clubes persistente, disputa a 2ª Divisão desde sua filiação em 1996, só se ausentando em 2008, e nunca conseguiu o sonhado acesso para a 1ª Divisão. O clube esteve perto do acesso somente uma vez, em 2003, quando fez a melhor campanha na primeira fase, mas após empatar em Camaçari contra o Camaçariense em 2 a 2 sucumbiu em casa numa terça-feira a tarde por 2 a 0 no jogo de volta. Necessitava apenas de um empate para subir. Um ano antes protagonizou uma campanha sofrível, em 10 partidas perdeu as dez, não marcou um ponto sequer. O time entrará este ano longe de ser favorito, mas com a vontade de surpreender. O Astro é uma ONG que atua na FAMFS (Fazenda de Apoio ao Menor de Feira de Santana) onde menores abandonados são bem cuidados e trabalham. Seu uniforme é camisa verde com detalhes vermelhos e brancos, calção verde, com detalhes vermelhos e brancos e meias brancas e possui um título de vice-campeão da segunda divisão baiana no ano de 1983.

Um comentário: