Segundo nota publicada no jornal Zero Hora na sua edição deste sábado dia 18 na coluna Bola Dividida assinada pelo jornalista Leonardo Oliveira, a cidade gaúcha de São Borja estaria prestes a voltar ao cenário esportivo gaúcho com a Associação Esportiva São Borja. Por muitos anos durante as disputas do campeonato gaúcho a equipe que tivesse que jogar contra a extinta Sociedade Esportiva São Borja tinham 3 preocupações: jogar no caldeirão do estádio Vicente Goulart, a distância e ainda a duração das viagens. Para se ter uma ideia as distâncias entre as principais cidades do estado e São Borja:
- Pelotas: 8 horas de viagem e 600 km;
- Santa Maria: 4 horas de viagem e 300 km;
- Porto Alegre: 8 horas de viagem e 600 km;
- Caxias do Sul: 8 horas de viagem e 600 km;
- Santa Cruz do Sul: 6 horas de viagem e 450 km;
- Veranópolis: 6 horas e 30 minutos e 515 km;
Estas distâncias e tempo de viagem são aproximadas e que dependem do clima, movimento na estrada e a possibilidade de outras rotas. E o mais interessante: esses números são os de ida e resta o todo este chão para voltar para casa.
Segundo a matéria 5 ex-jogadores de futebol decidiram retomar o futebol na cidade e fundaram a Associação Esportiva São Borja. A equipe hoje disputa os campeonatos estaduais sub-17 e sub-20 e pretende em 2012 disputar a Terceira Divisão do futebol gaúcho que será disputada novamente após 8 anos de paralização. Foi disputada pela última vez em 2003 e teve como campeão o Lami Futebol Clube que algum tempo depois foi comprado pela família do jogador Ronaldinho Gaúcho e tornou-se o Porto Alegre Futebol Clube.
A história da Sociedade Esportiva São Borja
O São Borja surgiu da fusão de Internacional e Cruzeiro, dois clubes tradicionais que rivalizavam na cidade e que passavam por dificuldades financeiras. O clube herdou a cor vermelha do Internacional e a azul do Cruzeiro. A fusão pretendia unir a população para apoiar e fortalecer o futebol de São Borja, e passou a utilizar o Estádio Vicente Goulart. Já no seu primeiro ano o São Borja disputou a Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho, mantendo-se nela ininterruptamente por 11 anos (1977 a 1987), chegando à fase final da competição em três oportunidades:
- 1980: 6º lugar (melhor campanha da história do clube);
- 1981: 7º lugar;
- 1983: 8º lugar.
No Campeonato Brasileiro da Série C de 1981, o São Borja chegou à 3ª fase da competição, terminando a competição em 5º lugar. No Campeonato Gaúcho de 1987 o time ficou em 14º (último lugar) e foi rebaixado para aSegundona pela primeira vez. Em 1997, o São Borja retornou à Primeira Divisão disputando a Série B (Divisão de Acesso), na época em que a Primeira Divisão era dividida em duas séries. A equipe entrou numa das vagas deixadas por Aimoré e Atlético de Carazinho - que haviam se licenciado. Mas o São Borja tornou a ficar em último lugar (14º na Série B) e foi rebaixado. Após o campeonato o São Borja se licenciou do futebol profissional. Em 2009 o São Borja retomou suas atividades com a denominação de Associação Esportiva São Borja, inicialmente dando ênfase nas categorias de base, participando do Campeonato Gaúcho de Juvenis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário