domingo, 28 de maio de 2017

LIBERTADORES DA AMÉRICA - CLUBES HOMENAGEIAM NO NOME OS HERÓIS DA INDEPENDÊNCIA - PARTE 9

São muitos os clubes que celebram os personagens que batalharam pela independência dos países latinos. Alguns chegaram a disputar a Libertadores em anos anteriores, como Bolívar, O’Higgins, Morelia e Olmedo. Outros tantos, estão longe do protagonismo, fadados ao semiprofissionalismo, mas não deixam de fazer a contribuição para a história. Curiosamente, no Brasil, o único a receber a honraria é José Bonifácio, na 4ª divisão do Paulistão. O E.C. Dom Pedro Bandeirante, do Distrito Federal, na verdade faz referência a Dom Pedro II.
Club Atlético Belgrano (Argentina)


Manuel Belgrano: O multifacetado protagonista da independência argentina foi militar, economista, jornalista, político e advogado. Foi ativo na defesa de Buenos Aires nos primeiros anos dos conflitos, liderando o Exército do Norte. Também foi o responsável pela criação da bandeira albiceleste e participou das libertações no Paraguai e na Bolívia.

Clube: A fundação dos Piratas em 1905 teve pauta bastante nacionalista. O time adotou as cores da bandeira argentina, além de celebrar a figura do general. O clube de Córdoba limitou-se às competições locais até 1968, quando passou a fazer parte do Campeonato Argentino. Já a estreia na primeira divisão aconteceu em 1992. Ascendido após a histórica vitória que culminou também no rebaixamento do River Plate, os albicelestes estrearam nas competições continentais durante a Copa Sul-Americana de 2016. O futebol argentino conta com mais três equipes chamadas Belgrano.


FONTE: SITE ESCUDOS WEB E SITE TRIVELA

Nenhum comentário:

Postar um comentário