sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CLUBE DE NATAÇÃO E REGATAS SÃO SALVADOR - SALVADOR - BA

O Clube de Natação e Regatas São Salvador foi fundado no dia 1º de setembro de 1902 na cidade de Salvador. O clube ficou famoso por ser uma das primeiras forças do futebol baiano, conquistando os títulos estaduais de 1906 e 1907. Atualmente, dedica-se às atividades nos esportes aquáticos. Foi seu idealizador Torquato Corrêa. Regressando do Rio de Janeiro, onde remava pelo C.R.Flamengo e notando a falta de clubes náuticos nesta Capital, existindo apenas o E.C.Vitória com uma pequena flotilha, resolveu consultar alguns amigos e o dia 1 de setembro, na sua residência na Piedade fundou o Clube de Natação e Regatas São Salvador. Animado com a grande adesão de associados, voltou ao Rio e lá trouxe duas canoas e aos domingos e feriados no Porto dos Tanheiros se exercitavam os amadores e amantes do novo esporte, despertando grande interesse público, tornando-se a sociedade mais querida da época. Em em janeiro de 1905 , devido a uma mal entedido, associados do Vitória deixam o Clube (cerca de 20), sendo criada a secção de futebol sob a direção de Carlos Costa Pinto conquistando logo a preferência do público, tornando-se a sociedade mais querida da época. Nesta mesma ocasião , por proposta de Arthur Moraes, são mudadas suas cores de amarelo e preto para o verde e branco, que adota até hoje. Em 1905 tomou parte no Primeiro Campeonato Baiano de Futebol no Campo da Pólvora sagrando-se vice-campeão. No ano seguinte levanta o título , bisando no ano seguinte. Com o correr dos tempos, deixando o futebol devido a extinção da Liga Bahiana e a decadência no remo, sofreu o alvi-verde algumas crises, perdendo liderança para o E.C.Vitória, que hoje pertence ao E.C.Itapagipe. Agora o C.N.R. São Salvador se reorganiza e em breve voltará a ocupar o seu lugar de destaque nos meios náuticos para alegria da sua grande torcida. "Após a extinção da liga em 1912, continuou as atividades como clube de remo."

Um comentário:

  1. Caro Homero...

    Por questões de escasses de tempo, me ausentei por esses dias. Também senti falta de novas postagens por aqui. Como sabe, sou um estudioso e um aficcionado pela história esportiva. Seu blog é leitura obrigatória e serve como um guia para muitos textos que escrevo no Fut-Race.

    Não sei se cabe aqui mas gostaria de solicitar uma matéria sobre o clube da minha cidade e o seu escudo. Trata-se do Tricolor do Vale do Paraíba, o Jacareí Atlético Clube, conhecido como J.A.C.. Adoraria ver o JAC nesse blog tão conceituado.

    Abraço!!!

    No Fut-Race, uma merecida homenagem ao Divino, Ademir da Guia. Imperdível!!!

    Luciano Campos.
    www.fut-race.blogspot.com

    ResponderExcluir