O sábado começou com provocações, ameaças e xingamentos nos arredores do estádio New Den, em Londres, onde Millwall e West Ham empataram sem gols, pela sétima rodada da Segunda Divisão da Inglaterra. Chamado de “East London Derby” (clássico do leste de Londres), envolvendo o West Ham United Football Club e o Millwall Football Club dada a rivalidade que faz com que seus torcedores se indiquem mutualmente como rivais, pela proximidade entre os seus bairros. O duelo é considerado um dos mais violentos do país por conta da rivalidade entre as duas torcidas e que sempre foi marcado por batalhas campais dentro e fora de campo, mesmo que há anos o Millwall freqüente de maneira contínua a terceira divisão do futebol inglês e o West Ham rebaixado ao final da temporada 2010/2011 da 1ª para a 2ª divisão, quando os dois se enfrentam é sempre isso que acontece. A rivalidade entre West Ham e Millwall existe muito antes dos times de futebol serem fundados em uma guerra de bairros separados por dois rios, o Tâmisa e o Den.
A fundação dos clubes só aumentou a rivalidade entre eles. Os torcedores do Millwall chamam os torcedores do West Ham de “Hamsters” (trocadilho ao apelido do West Ham: “Hammers”). Já os do Millwall são conhecidos como Lions, e apelidados de “Sweet Cats” pelos “Hammers”.Os gritos de guerra partiam de torcedores do time da casa. Mas, não havia nenhum adversário que pudesse ouvi-los. O trabalho da Polícia Metropolitana de Londres foi impecável, evitando qualquer contato entre as torcidas arquirrivais antes e depois da partida, nos arredores do estádio. - Somos mais de mil policiais trabalhando neste jogo. É um evento com histórico de confusão, então é necessário todo o esforço da polícia para evitar futuros problemas. Em uma partida normal, neste mesmo estádio, é possível que venham apenas 40 ou 50 policiais – afirma o Inspetor Gwyther, responsável pelo policiamento externo do New Den.
Dentro de campo, os torcedores tiveram raríssimos motivos para sorrir. Em um duelo tecnicamente muito ruim, com poucas chances de gol para ambos os lados, as duas torcidas passaram a maior parte do tempo trocando xingamentos.
- Como eu odeio esses idiotas de azul e grená – cantavam os torcedores dos Lions, se referindo às cores do West Ham. A torcida dos Hammers, por sua vez, respondia ironizando o bairro do Millwall.
- Eu quero voltar para casa, Millwall é uma m... de lugar – provocavam os 1.883 torcedores do West Ham presentes. O público total foi de 16.078 torcedores.
O dérbi londrino ganhou muita fama pelo mundo graças ao filme “Hooligans”, produção anglo-americana de 2005 que conta a história do americano Matt Buckner (Elijah Wood), um estudante acusado injustamente de tráfico de drogas, e por isso, é expulso da Universidade de Harvard, onde estudava e que decide ir para a casa da irmã, em Londres. Lá, ele conhece Pete, irmão do seu cunhado Steve, que o introduz ao mundo do futebol e ao universo violento dos hooligans. Logo Matt aprende a marcar seu território, através das amizades que desenvolve neste mundo secreto e violento.
FONTE: SITE GLOBOESPORTE.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário