terça-feira, 1 de março de 2011

CORITIBA FOOT BALL CLUB - CURITIBA - PR

O Coritiba Foot Ball Club foi fundado em 12 de outubro de 1909 na cidade de Curitiba, no estado
do Paraná. É o mais antigo e o mais tradicional clube do estado, sendo chamado pelos torcedores de Coxa. Suas principais conquistas são o Campeonato Brasileiro de 1985 e os 34 campeonatos estaduais, sendo o recordista de títulos paranaenses. Possui ainda 2 Campeonatos Brasileiros da série B, conquistados em 2007 e 2010. No ranking da FPF ocupa a 1º colocação no Paraná e no ranking da CBF ocupa a
15º colocação do Brasil. No ranking da CONMEBOL é o 17º clube brasileiro. O Coritiba foi o primeiro time do Sul do Brasil a ganhar um campeonato de cunho nacional, o Torneio do Povo de 1973, o primeiro time do futebol paranaense a conquistar um Campeonato Brasileiro da Série A, e a disputar uma Copa Libertadores da América e uma Copa Sul-Americana; representando todo o pioneirismo do futebol paranaense no cenário futebolístico nacional.
No ano de 1909, diversos jovens se reuniam no Clube Ginástico Teuto-Brasileiro Turnverein. Em uma das reuniões de Setembro a atenção de todos estava voltada para Frederico Fritz Essenfelder, importante membro do grupo, que apareceu no local com uma bola de couro na mão. Após alguns cabeceios e embaixadas, Essenfelder apresentou o objeto aos colegas, explicando que se tratava de uma bola de futebol. O grupo de jovens se encantou com o novo esporte e passou a promover partidas entre eles no campo do Quartel da Força Pública.
Em pouco tempo, todos estavam completamente apaixonados e decidiram fundar um clube para a prática do futebol, primeiramente chamado de Coritibano Football Club. A fundação ocorreu no antigo Theatro Hauer, na noite de 12 de outubro de 1909. No dia 23 de outubro de 1909, onze dias após a sua fundação, foi realizada em Ponta Grossa, a primeira partida oficial do Coritiba.
O time adversário era o Clube de Foot-ball de Tiro Pontagrossense, formado por ingleses e funcionários da American South Brazilian Engineering Co. que trabalhavam na estrada de ferro de Ponta Grossa. A partida terminou 1 x 0 para os donos da casa. A primeira assembléia foi realizada em 21 de abril de 1910, após o clube ter solicitado todas as regras do esporte no Rio de Janeiro e em São Paulo, e se tornar independente do Clube Turnverein, que era um clube particular que não permitia a associação de pessoas que não fossem de origem alemã. Foi nessa assembléia que o nome do clube foi alterado para Coritiba, antigo nome da capital paranaense. Inicia-se então a procura por um campo. O local escolhido foi o hipódromo do Guabirotuba, ex-Jockey Clube do Paraná (até 1955), e atual Puc-PR, que além de ter as arquibancadas necessárias para acomodar os torcedores, possuía no centro da pista de corridas uma grande área que não era utilizada.
Após o local ser devidamente adaptado para acomodar as partidas de futebol, o novo estádio passou a ser chamado de Prado do Guabirotuba, e foi aonde o Coritiba jogou até 1917. A inauguração foi no dia 12 de junho de 1910, contra o Ponta Grossa Foot-Ball Club (nova denominação do Clube de Foot-ball de Tiro Pontagrossense). Vitória do Coxa por 5 x 3. Está foi a primeira partida de futebol realizada na capital paranaense, sendo assistida por pouco mais de 200 pessoas. Em 1915 são disputados pela primeira vez o Campeonato da Cidade e o Campeonato Paranaense, com o Coritiba participando de ambas as competições. Já no ano seguinte, em 1916, o Coxa sagra-se campeão nas duas competições. Contudo, o título estadual de 1916 viria apenas no dia 21 de janeiro de 1917, na vitória sobre o Britânia.
O destaque do time no ano foi José Bermudes, mais conhecido como Maxambomba, que viria a se tornar o primeiro jogador de uma equipe paranaense a ser convocado para a seleção brasileira. Em 1917 vence também o Torneio Afonso Camargo e passa a jogar no Parque da Graciosa, no Juvevê, aonde ergueu um novo estádio no qual ficou até 1932. Em 1920 é campeão do Torneio Início. No ano seguinte, vence novamente o Torneio Início, assim como o Torneio da Cruz Vermelha e o Torneio de Tiradentes. Em 1927, já com Antônio Couto Pereira como presidente, vence o campeonato estadual, com Staco marcando sete gols na vitória de 9 x 0 sobre o Savoia, o Campeonato da Cidade e a Taça Fox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário