O Campeonato Ucraniano de Futebol é a principal competição de futebol entre clubes da Ucrânia e terá a participação de 16 equipes na temporada 2013-14. A Liga já começa com muita confusão. Isso porque as duas equipes rebaixadas na temporada passada estão na edição desse ano. O Hoverla permanece depois da desistência do Stal Alchevsk, vice-campeão da segundona. O Metalurh Zaporizhya também fica, já que o Kryvbas acabou excluído por uma série de irregularidades. Com isso, a única novidade fica sendo o Sevastopol, campeão da segunda divisão.
O campeão de 2013/2014 garante uma vaga na fase de grupos da Champions da próxima temporada. O vice entra na fase eliminatória, enquanto os próximos três jogam a Liga Europa. Se nenhum problema ocorrer, os dois últimos são rebaixados.
A Liga, famosa por receber tantos brasileiros, tem recorde esse ano. De acordo com registros da federação, são 34 brasileiros inscritos para a temporada.
Para esse ano, segue a norma de que cada equipe precisa ter ao menos quatro ucranianos em campo. Isso impede que muitas equipes escalem seu time ideal, deixando jogadores considerados titulares na reserva. A primeira edição ocorreu no ano de 1992 e o Tavriya Simferopol, clube da República Autônoma da Crimeia, sagrou-se campeão. No mesmo ano iniciou-se uma segunda temporada, com duração até a metade do ano seguinte, a fim de ajustar-se ao calendário europeu (ao contrário do Campeonato Russo, que, assim como o soviético, permaneceu sendo disputado ao longo do ano). A partir da segunda edição, o Dínamo Kiev tornou-se a força dominante, ganhando nova vezes seguidas até 2002, quando o Shakhtar Donetsk venceu pela primeira vez. Ambos passaram a dividir os títulos desde então, com o Dínamo, maior campeão soviético, contabilizando atualmente treze títulos, e o Shakhtar - clube que emergiu após o fim da URSS, jamais tendo vencido o campeonato do antigo país -, com quatro conquistas. O Dnipro Dnipropetrovsk e Zorya Luhansk ( anteriormente chamado de Zorya Voroshilovgrado), são os únicos clubes ucranianos a terem ganho o campeonato soviético, que ainda não faturaram nenhuma edição da Liga, que passou recentemente a atrair cada vez mais jogadores não-restritos aos países da ex-União Soviética, incluindo bom número de brasileiros.
Conheça todos os participantes desta edição:
Futbolniy Klub Zorya Lugansk
Futbolni Klub Volyn Lutsk
Football Club Karpaty Lviv
Football Club Metalist Kharkov
Football Club Metalurh Zaporizhya
Football Club Vorskla Poltava
Fottball Club Dinamo Kiev
Futbolni Klub Arsenal Kiev
Futbolni Klub Chernomorets Odessa
Futbolni Klub Dnipro Dnipropetrovsk
Futbolniy Klub Hoverla Uzhgorod
Futbolniy Klub Illichivets Mariupol
Futbolniy Klub Shakhtar Donetsk
Futbolyi Klub Metalurh Donetsk
Professional Football Club Sevastopol
Sportivniy Klub Tavriya Simferopol
Acesse a tabela de jogos aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário