terça-feira, 3 de junho de 2014

CAMPEONATO CARIOCA DE FUTEBOL 2014 - 3ª DIVISÃO

A edição 2014 do Campeonato Carioca – Série C herdará o regulamento de 2013, conforme obriga o Estatuto do Torcedor, que impõe a repetição de um regulamento por duas edições seguidas de uma determinada competição. Assim, o campeonato continuará tendo três fases e ao final do certame, teremos o acesso de quatro equipes à Série B do Campeonato Carioca 2015. Na Primeira Fase da competição, as 23 equipes estão dividas em cinco grupos, onde jogarão em formato de ida e volta dentro de seus grupos. Após o término desta fase, classificam-se para o estágio seguinte as duas melhores equipes de cada grupo, mais os dois melhores terceiros colocados, utilizando o critério do Índice Técnico. Sim, é a volta do tão polêmico critério de desempate idealizado pela FERJ na seguinte fórmula: (Pontos Ganhos + Saldo de Gols)/Jogos. O critério retorna já que o número de equipes não é divisível pelo número de grupos, gerando grupos com quantidades diferentes de equipes e assim, o critério traz uma igualdade de condições nas classificações por terceiro lugar. Dessa forma, teremos 12 equipes classificadas para a Segunda Fase. Nesta fase as equipes jogam no formato de todos contra todos, dentro e fora do seu grupo, apenas em sistema de ida, contabilizando 11 jogos ao todo. Após esta fase mais longa, são conhecidas as primeiras equipes aptas ao acesso: os campeões de cada grupo que farão a grande final da competição. Na última fase, os segundos e terceiros colocados de cada grupo se enfrentam em cruzamento olímpico (2ºA x 3ºB – 3ºA x 2ºB) e os vencedores de cada confronto garantem as últimas duas vagas à divisão intermediária do futebol carioca em 2015. Uma observação sobre a final e a repescagem. O resultado do agregado dos confrontos é ignorado para os critérios de desempate. Assim, se uma equipe A vence o jogo de ida por 3 a 0, terá que garantir ao menos um empate na volta, senão, em caso de qualquer derrota, a vaga ou título é decidido na disputa de cobranças de pênaltis. Assim como em outros anos, o Campeonato Carioca de 2014 – Série C mantém o limite de idade dos atletas das equipes participantes em 23 anos (nascidos em 1991), com exceção para apenas 5 jogadores por partida. As equipes poderão registrar seus atletas até a data de 10 de julho, que será o penúltimo dia útil antecedente ao início da Segunda Fase. O regulamento da competição cita também que a FERJ entregará uma premiação aos quatro melhores colocados, assim como na Série B, mas não especifica como se dará e quanto valerá o bom esforço dos melhores colocados da Terceirona.
## GRUPO A ##


Associação Desportiva Itaboraí (Itaboraí)



Barcelona Futebol Clube (Rio de Janeiro)


Campo Grande Atlético Clube (Rio de Janeiro)


Clube Esportivo Arraial do Cabo (Arraial do Cabo) 


Esporte Clube Rio São Paulo/Guapimirim (Guapimirim)


CURIOSIDADE - A equipe de Campinho firmou parceria com a prefeitura de Guapimirim e mandará seus jogos no distrito de Parada Modelo, no estádio Oscar da Silva Pupo.

## GRUPO B ##



Duquecaxiense Futebol Clube (Duque de Caxias)


Rubro Social Esporte Clube (Araruama)


União de Marechal Hermes Futebol Clube (Rio de Janeiro)



Serrano Futebol Clube (Petrópolis)



Gonçalense Futebol Clube (São Gonçalo)

CURIOSIDADE - De todos os que firmaram parceira, o Gonçalense Futebol Clube é o que tem mais cara de vingar no futebol profissional. O clube da cidade de São Gonçalo, fundado em 2013, adquiriu o Tanguá Esporte e Cultura e assim conseguiu sua filiação à FERJ. Está construindo seu estádio na cidade, mas em 2014 mandará seus jogos em Rio Bonito, no estádio José Alves Ventura.

## GRUPO C ##



Artsul Futebol Clube (Nova Iguaçu)


Condor Atlético Clube / Clube Atlético Magé (Magé)

CURIOSIDADE - Para entrar em campo em 2014, o Condor de Queimados, firmou parceria com Atlético Magé, clube fundado em 2009 e não filiado à FERJ. Por isso o Condor mandará seus jogos no distrito de Pau Grande em Magé, mais precisamente no estádio Mané Garrincha.


Futuro Bem Próximo Atlético Clube (Rio de Janeiro)


Heliópolis Atlético Clube (Belford Roxo)


Belford Roxo Futebol Clube (Belford Roxo)


CURIOSIDADE - Retornando da inatividade que perdurava desde 2011, o Santa Cruz da Zona Oeste do Rio de Janeiro volta em 2014 e arrendado por políticos ligados à Prefeitura Municipal de Belford Roxo. Assim nasce o Belford Roxo Futebol Clube que mandará seus jogos no estádio Nielsen Louzada, pertencente ao tradicional Mesquita.


## GRUPO D ##



São Cristóvão de Futebol e Regatas (Rio de Janeiro)


São Pedro Atlético Clube (São Pedro da Aldeia)



Atlético Rio Futebol (Itaguaí)


Esporte Clube Nova Cidade (Nilópolis)

## GRUPO E ##



São Gonçalo Futebol Clube (São Gonçalo)



Esprof Atlético de Futebol e Clube (Duque de Caxias)


Teresópolis Futebol Clube (Teresópolis)


União Central Futebol Clube / Clube Atlético Riopretano (São José do Vale do Rio Preto)

CURIOSIDADE - O União Central que sobe de fato a serra e se instalará no município de São José do Vale do Rio Preto, devido acordo com a prefeitura local. Levará o nome do tradicional Clube Atlético Riopretano e jogará no estádio municipal da cidade.

FONTE: ARQUIVO PESSOAL, SITE SUPER GOL, SITE FUTRIO.NET E SITE DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário