quinta-feira, 3 de março de 2011

AGUDOS FUTEBOL CLUBE - AGUDOS - SP

O Agudos Futebol Clube foi fundado no dia 01 de janeiro de 1911, e é um clube da cidade de Agudos, interior do Estado de São Paulo. Suas cores oficiais são o vermelho e o branco. O clube tive grande fama no inicio do século nos campeonatos amadores do interior paulista. Tentou a profissionalização em 1958 ao disputar a Terceira Divisão Paulista, mas acabou não tendo suporte para seguir em frente. Em 1946, o Campeonato Amador do Interior reuniu 145 equipes de todo o estado. Sem dúvida era o maior campeonato oficial organizado no país. O título de 1946, ficou com o Luzitania Futebol Clube de Bauru. O Agudos Futebol Clube disputou na 5º Região – 1º Zona o grupo contava com as equipes do Luzitania FC (que viria a ser o campeão da competição), EC Noroeste (Bauru) e a AA Pederneiras. Em 1953, o Agudos Futebol Clube conquista um dos seus melhores momentos da sua historia, sagraria-se vice-campeão amador perdendo o titulo para o EC Santa Sofia (Pedreira). Atualmente o clube da cidade de Agudos filiou-se a Federação Paulista de Futebol (FPF). O Agudos Futebol Clube volta a disputar campeonatos amadores após um tempo de ausências e futuramente pretende jogar a Segunda Divisão do Campeonato Paulista. O time de Agudos está sendo treinado por Lela, ex-atacante do Noroeste. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Desportiva Independente de Agudos e a prefeitura local. O primeiro jogo do clube acontecerá no dia 19 de abril, na estréia no campeonato amador regional da Liga Jauense de Futebol, na Divisão de Acesso, na cidade de Bocaina.
Curiosidade: No fim da década de 1910 até o começo da década de 1930 era realizado o Campeonato Paulista do Interior, visto que o Campeonato Paulista da época abrigava em sua grande maioria clubes da capital – até por causa das dificuldades de locomoção dos times; apenas alguns outros como Ponte Preta, Guarani e Santos eram as exceções (as suas cidades, Campinas e Santos eram ligadas a São Paulo por ferrovias).Também foi disputada por 10 anos, de 1917 até 1927, a Taça Competência, onde se enfrentavam os Campeões do Campeonato Paulista e os Campeões do Campeonato Paulista do Interior. Esses campeonatos indicavam campeões de zonas e regiões do estado, ao vencedor o título de Campeão Paulista do Interior, posteriormente disputava o Campeonato Paulista Amador contra o clube vencedor do metropolitano com o vencedor da capital, sendo este a disputar com o vencedor do interior, saindo aí o Campeão Paulista Amador.

2 comentários:

  1. Olá.
    As informaçoes contidas neste posta referentes ao Agudos... estão contraditórias.
    O Agudos, que está em ativa aqui na cidade é a (ADIA)Associação Desportiva Independente de Agudos e não o extinto Agudos Futebol Clube.
    Dentre em breve, a situação do Agudos (ADIA) estará sendo definida com a construção de um estádio na cidade , pela Prefeitura Municipal de Agudos, onde estaremos disputando o Profissionalç. Aí sim a cidade terá pela primeira vez o futebol profissional.

    ResponderExcluir