quinta-feira, 3 de março de 2011

JABOTICABAL ATLÉTICO - JABOTICABAL - SP

O Jaboticabal Atlético foi fundado em 30 de abril de 1911 na cidade de Jaboticabal, interior do estado de São Paulo e suas cores são branca e preta. Foi campeão da Quarta Divisão (atual Série B), em 1989 e 1996; e da Terceira Divisão (atual A3), em 1990. O clube é proprietário do Estádio Dr. Robert Todd Locke. Atualmente disputa a Série B (Quarta Divisão) do Campeonato Paulista. Fundado em 1911, o clube surgiu inspirado em um clube inglês, o Tottenham. O canadense Dr. Robert Todd Locke viajou para a Europa e trouxe uma camisa do time da Inglaterra. A partir daí, teve a ideia de fundar uma agremiação e dar a ela as mesmas cores da equipe estrangeira, como forma de homenagem. Com isso o preto, que representava a nobreza, e o branco, a paz, passaram a ser as cores oficiais do clube. Em suas quatro primeiras décadas de existência, o Jaboticabal esteve disputando apenas competições amadoras, conquistando alguns títulos. E foi neste período, entre 1937 e 1938, que o clube recebeu o apelido de “Esquadrão de Aço”, ao permanecer invicto por 42 jogos. No ano de 1955, participou pela primeira vez de uma competição profissional da Federação Paulista de Futebol, a Terceira Divisão (Série A3). No ano seguinte, foi vice-campeão do torneio, conseguindo o acesso à Segunda Divisão. Porém, a permanência do clube na “Segundona Paulista” durou apenas quatro anos, sendo rebaixado em 1959. Em 1960, conseguiu novamente o acesso e desta vez permaneceu por mais tempo na Segunda Divisão, até 1967. A fase a partir de 1976 foi a mais longa da fase profissional, quando disputou a Primeira Divisão (atual Série A2). Em 1987, disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão e, nos dois anos seguintes, esteve na Terceira Divisão, mas voltou à Segundona em 1990, depois de conquistar o título da Terceira Divisão.
Em 1991, mais uma conquista e mais um acesso, da Segunda Divisão para a Intermediária, onde permaneceu até 1993. Em 1994, com mudanças nas nomenclaturas das divisões estaduais, o clube passou a disputar a Série B1A (atual Segunda Divisão) e conseguiu o título do torneio em 1996, conquistando o acesso à Série A3. Após mais um período ausente, o Jaboticabal voltou, em 2006, a disputar a Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Em 2007, 2008 e 2009, o Jaboticabal não conseguiu passar à segunda fase da competição.
Curiosidade: Uma equipe tradicional ter vários apelidos pode até ser considerado natural. Em 1938, o Jaboticabal venceu todas as equipes da região, incluindo as grandes de Ribeirão Preto. Seus feitos corriam as cidades e nos locais em que o time chegava era chamado de “Esquadrão de Aço”. Mas, a origem de seu mascote é ainda mais antiga e remonta ao início da década de 1930. Naquela época, a cidade de Jaboticabal se destacava como um importante centro econômico e cultural, conhecida como a “Atenas Paulista”. Em campo, o Atlético passeava na disputa dos torneios do Interior pela APEA, liga de futebol da época. Seus resultados levavam temor aos adversários e a torcida passou a chamar a equipe de “Tigre de Atenas”.

Um comentário:

  1. Avante Jaboticabal Atlético, Parabéns pelos cem anos de glórias!!! Esquadrão de Aço, grandes jogadores, grandes conquistas, grandes homens, torcida apaixonada.100 anos de emoções. Salve 30 de abril de 2011. Vamos comemorar com o Ato Solene da Câmara Municipal no Cine Teatro Municipal ás 20 h, com 100 Diplomas do Centenário. Esperamos também uma boa campanha dentro de campo em 2011. Idem quanto ao tombamento do Estádio.

    ResponderExcluir