terça-feira, 1 de março de 2011

CLUB SPORTIVO SERGIPE - ARACAJU - SE

O Club Sportivo Sergipe foi fundado em 17 de outubro de 1909 na cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe. A sede do clube é o Estádio João Hora de Oliveira, localizado no bairro Siqueira Campos. O Sergipe é o maior vencedor da história do Campeonato Sergipano de Futebol, com 32 títulos, e o clube de maior torcida do estado. O Club Sportivo Sergipe foi fundado em 17 de outubro de 1909, uma semana após o surgimento do primeiro clube esportivo de Aracaju, o Cotinguiba Esporte Clube, ambos dedicados exclusivamente aos esportes náuticos, especialmente o remo. Existe uma versão, não comprovada, de que o Sergipe nasceu a partir de uma facção do Cotinguiba, insatisfeita com o nome dado a este clube. Estes dissidentes teriam resolvido, então, fundar outro clube com o verdadeiro nome do rio onde seriam disputadas as competições: o rio Sergipe. Nascia naquele momento o Club Sportivo Sergipe, cujo destino histórico o tornaria o maior clube esportivo do estado de Sergipe. Logo após a fundação, a diretoria encomendadou barcos, arrumou local para a sede, angariando novos sócios e levantando fundos financeiros para a efetivação dos planos. Em janeiro de 1910 era batizado o primeiro barco rubro, que recebeu o nome de "Nereida". Em 8 de janeiro do ano seguinte foi inaugurada a primeira sede do Sergipe.
Tratava-se de uma pequena garagem, construída no bairro da Fundição (atual avenida Ivo do Prado), às margens do rio Sergipe. Na primeira disputa náutica realizada, em 11 de junho de 1910, o clube rubro foi o vencedor, diante do Cotinguiba. Esta foi a primeira de muitas vitórias nas regatas contra o rival alvi-azul, que ocorriam no rio Sergipe e que eram acompanhadas por um grande público na antiga rua "da Frente".
Em meados de 1916 surgia o futebol no clube. Inicialmente foi praticado pelos sócios do Sergipe e Cotinguiba sem distinção clubística, em animados treinos realizados pelos "Team Green" e "Team Black" num campo improvisado da Praça Pinheiro Machado. Somente no final do ano é que oficialmente, os dois clubes resolveram adotar o esporte bretão. Rapidamente o colorado se tornaria o clube mais popular do estado e o de maior números de conquistas. A trajetória futebolística do Sergipe envolve dezenas de campeonatos conquistados, triunfos em torneios locais e interestaduais, partidas internacionais, vitórias memoráveis sobre campeões de outros estados e troféus valiosos.
Entre os triunfos memoráveis da história mais antiga do Sergipe destacam-se:vitoria de 7 a 0 sobre o ceará pela copa do nordeste em 2001 a vitória de 1 a 0 sobre a seleção do Ceará (1926); 4 a 2 sobre o Botafogo campeão carioca (1936); 3 a 1 sobre a seleção de Alagoas (1940); a histórica goleada imposta ao Vitória por 8 a 2 (1942), 2 a 0 sobre o Bangu em 1967, campeão carioca em 1966 e a vitória internacional sobre a seleção de novos Argentinos por 3 a 1 (1968) no primeiro jogo deste gênero no estado. O Sergipe é o único clube sergipano com batismo em jogos internacionais até o momento. Além da seleção de novos Argentinos, enfrentou o Sparta da República Tcheca, Alianza Lima do Peru e a seleção de Gana. Foi o primeiro clube do estado a participar do Campeonato Brasileiro, em 1972, integrado pela nata do Futebol Brasileiro. O time rubro também é o único clube que participou de todos os campeonatos estaduais oficiais, desde o primeiro em 1918. Na década de 90, mais precisamente entre os anos de 1991 e 1996, o Sergipe foi hexacampeão estadual. Esta é a maior conquista consecutiva de estaduais de um clube sergipano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário