sábado, 12 de fevereiro de 2011

CLUBE ATLÉTICO INTERNACIONAL - SANTOS - SP

O Clube Atlético Internacional foi fundado em 27 de outubro de 1902 em Santos-SP e extinto em 1910. Suas cores eram azul, vermelho e amarelo. Participou do Campeonato Paulista de Futebol da Primeira Divisão (atual A1) em 1907 e 1908. O Clube Atlético Internacional foi, ao lado do Sport Clube Americano, o primeiro clube da cidade de Santos a disputar o Campeonato Paulista de Futebol, assim como o primeiro clube não paulistano a participar do Paulistão, transformando um campeonato municipal em estadual. Henrique Porchat foi quem introduziu o futebol em Santos ao trazer duas bolas e promover o primeiro jogo de futebol na praia do Boqueirão. Dias depois, no teatro Variedades, ele e outros desportistas promoveram, na noite de 2 de novembro de 1902, a reunião de fundação do Club Athletic Internacional, a primeira agremiação futebolística que surgiu no município de Santos. O Internacional foi o primeiro campeão citadino de Santos numa disputa entre dois clubes, com o SC Americano, semelhante ao que ocorria em Porto Alegre entre o Grêmio F.B.P.A. e o Fuss Ball G.P.A. Em 1904 quase disputou o campeonato da Liga Paulista de Futebol, perdendo a vaga para a Associação Atlética das Palmeiras. Em 1907 juntamente com o Americano ingressou na Liga Paulista, disputando em 1907 e 1908, No ano seguinte, abandonou as disputas por falta de recursos para viajar a São Paulo.
O Internacional deixou de funcionar em 1910. Mais tarde, seu campo na Avenida Ana Costa, foi utilizado pelo Santos Futebol Clube em seus primeiros jogos.

2 comentários:

  1. Olá amigo Homero, parabéns pelo blog. Quero fazer apenas uma correção: o segundo escudo do internacional que você publicou na verdade pertence ao Clube Internacional de Regatas, também de Santos, fundado em 1898. No entanto não sei o clube tenha jogado futebol. http://www.inter.org.br/

    Pessoal visitem meu blog: http://mundodosescudos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. ai rodrigo, valeu a correção. eu estava na dúvida e coloquei os 2 escudos. abração.

    ResponderExcluir